Obviamente este foi o jantar mais esperado da viagem. Acompanhamos de perto a militância do chef Gastón Acurio pela valorização da gastronomia peruana em suas características mais tradicionais.
Acurio cursou a Le Cordon Bleu e apaixonou-se por uma pâtissière alemã, Astrid Gutsche. Juntos, abriram em 1994 o Astrid & Gastón em Lima, eleito em 2011 o 42º melhor restaurante do mundo pela S. Pellegrino, e hoje construíram um império gastronômico de quase 40 casas ao redor do mundo.
O menu degustação propõe uma viagem por todas as regiões do país, incluindo as três grandes vertentes de influência da culinária do Peru: chifa, de inspiração chinesa, nikkei, dos imigrantes japoneses, e criolla, dos andinos, sempre tirando proveito da imensa variedade de batatas, milhos e pimentas.
Foi um jantar emocionante pela provocação de todos os nossos preconceitos alimentares (vide as receitas com caramujo e ouriço) e pela delicadeza e ternura na apresentação dos pratos.
Pisco com frutas amazônicas e caracol com espuma de cereal cozido por 5 horas em caldo de vinagre de arroz e algas.
Tubérculo andino (oca) em terra da amêndoas ao molho de erva andina, maionese e mostarda Dijon.
Tabernero blanco - Peru.
Langosta atrapada en un cilindro
Lagosta com purê de batata amarela, molho de alcaparra e espuma de azeitona.
Tabernero blanco - Peru.
Cuy disfrazado de chino
Cuy (espécie de porquinho-da-índia absolutamente popular nas ruas do Peru) em crepe de milho roxo ao molho chinês (hoisin) de rocoto (pimenta grande com pouca ardência) e legumes.
Fin del mundo rosado malbec - Argentina.
Milho com ají, coração de palma e fígado de galinha.
Fin del mundo rosado malbec - Argentina.
Erizos de vacaciones
Ouriço ao leite de tigre (caldo feito com o próprio ouriço, limão, azeite e aipo) em base de palmito e ají.
Los arbolitos Joulenon blanc - Chile.
Ostra, ouriço, mariscos, lula, mexilhões e camarão com choclo, milho tostado e camote. Shots de leite de tigre de ouriço e camarão.
Los arbolitos Joulenon blanc - Chile.
Sopa de cordeiro com diversos cereais e ervas andinas.
La azul Malbec - Argentina.
(vinho excepcional de uma pequena bodega argentina)
Bisteca selada ao molho de vinho tinto e cebolas confitadas. Batatas secas com recheio de especiarias.
La azul Malbec - Argentina.
Kiwicha (planta andina também chamada de amaranto), sacha inchi (conhecido como amendoim peruano), maçã confitada, sorvete de ají amarelo e caviar de pimenta.
Banana, tapioca de coco, sorvete de queijo de cabra, creme de feijão e molho de cacau.
Macarron de maracujá e chocolate, bala de goma de camote e pimenta, alfajor de kiwicha e trufas de pimenta.
Anota aí:
Calle Cantuarias, 175, Miraflores
Lima - Peru
Olá, primeira vez por aqui, adorei o jantar e as indicações de vinhos. Muito embora tenha recentemente chegado à conlusáo deque não gosto de jantares com muitos pratos (devo ter algum defeito nas papias gustativas...), estou justamente querendo me aprofundar n culinaria peruana. Abraços
ResponderExcluirOi, Wair!
ExcluirNormalmente optamos pelo menu degustação para ter contato com um maior número de receitas e ingredientes possível por um preço razoável. Mas não acho que nossas papilas tenham super poderes. :)
Muito obrigada pelo comentário! Ainda teremos muitos post sobre restaurantes do Peru.
Um abraço,
Priscila.
Priscila,
ResponderExcluirMuito bacana seu blog, da muita agua na boca!!! Os pratos são lindos, muito bom! ja estou acompanhando e aguardando os proximos menus.
Nelton
Muito obrigada, Nelton!
ExcluirOlá. Quanto vocês pagaram pelo menu degustação? Fiquei curiosa para saber a faixa de valor do restaurante. Obrigada...
ResponderExcluir