quinta-feira, 15 de março de 2012

Hermengarda - Belo Horizonte

No casarão dos anos 40, com jabuticabeira entre as mesas, são utilizados ingredientes regionais que nos rementem à infância, porém em apresentações sofisticadas. Na decoração, bordados em renda, estandartes de santos e pequenas delicadezas que certamente ainda podem ser encontradas nas casas e fazendas do interior de Minas Gerais.

Após abandonar o curso de psicologia para estudar gastronomia no SENAC, o chef Guilherme Melo trabalhou por um bom tempo no Vecchio Sogno até abrir o Hermengarda, em 2007, em uma rua calma, longe da confusão dos bairros considerados chiques. O próprio Guilherme recebe todos os clientes pessoalmente, mantendo um atendimento extremamente atencioso durante toda a refeição.

O ambiente busca o aconchego das antigas casas de famílias mineiras com a da D. Hermengarda, avó do Guilherme, mas o cardápio foge do conceito simplório de comfort food, para além da mera nostalgia empoeirada. Permanece o desejo de criar sensações familiares, mas os pratos são elaborados com base na alta gastronomia. De forma delicada e sem pretensões vaidosas, o chef parece alinhavar memória e criatividade, modernidade e afeto.

Petisco (fora do menu do Restaurant Week - R$ 35,00)
Bolinhos de risoto de carne de sol e moranga

Entrada
Rolinho de abobrinha, carne de sol e queijo coalho ao pesto de manjericão

Pratos principais
Nhoque de Porcini ao creme de cogumelos e castanhas
Molho cremoso e aveludado, ótima combinação de textura com o crocante das das castanhas.

Filé mignon grelhado ao molho de Cabernet Sauvignon com purê de batata doce, tomates cereja e alho assado

Chateau Bel Air PerPoncher Bordeaux Reserva

Sobremesas
Nemesis de chocolate com sorvete e farofa de banana
A textura desse "bolinho" é absurda. Não é mousse, não é petit gateau, mas parece uma mistura dos dois, com o melhor cada. O gosto intenso do chocolate amargo, sem o doce óbvio desses tipos de sobremesa, derretia na boca.

Goiabada empanada com castanha de caju sobre catupiry
[ a outra opção de sobremesa, pudim de tapioca com cocadinha de colher, estava esgotada. ]
A receita original é do Tragaluz de Tiradentes. Segundo o Eduardo Girão, é a sobremesa mais copiada de Belo Horizonte. Depois de provar, dá pra entender!

Anota aí:
Hermengarda
Rua Outono, nº 314, Carmo Sion
Belo Horizonte - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário