quinta-feira, 29 de março de 2012

Benvindo

O Benvindo é assumidamente inspirado em bistrôs franceses. A decoração é clássica, com papel de parede com desenhos campestres. A iluminação é sutil, mas muito bem planejada. Os móveis de madeira clara tornam o ambiente mais charmoso e aconchegante.

Porém, a rigidez da tradição estética não se mantém no cardápio elaborado pelo chef Paulo Henrique Vasconcellos. O menu autoral obviamente possui traços da gastronomia francesa clássica, mas também apresenta grande influência da cozinha espanhola de vanguarda. Ingredientes de alta qualidade são trabalhados em novas técnicas e equipamentos de última geração como o roner (aparelho de cocção a vácuo no qual são preservadas as principais características de cada alimento) e a thermomix (equipamento multiuso cuja função mais recorrente é o cozimento em baixa temperatura, mantendo textura e sabor).

A casa oferece, além do serviço à la carte, cardápio fixo de menu degustação com variações semanais com entrada, prato principal e sobremesa a R$ 49,00, bem próximo à proposta da Restaurant Week. O chef classifica o serviço como bistronomia: menu degustação autoral em ambiente de bistrô, mais aconchegante, porém mantendo o serviço simples e preço baixo. A ideia é selecionar ingredientes disponíveis a cada semana, de modo a diminuir o preço sem perder a qualidade.

Para avaliar a casa a preços mais modestos, o menu bistronômico é uma opção bem melhor que durante a Restaurant Week. Durante o evento, fizemos reserva com bastante antecedência, porém ficamos em uma mesa externa, ao lado da grade das escadas de serviço, e houve uma enorme latência entre os pratos (mais de 30 minutos entre entrada e prato principal).

Entrada:
Moqueca de Crabe Dans sa Boîte
Moqueca enlatada de siri
A apresentação na lata de sardinha é bacana, mas fica a sensação de que faltou alguma bossa.

Pratos principais:
Filet au Fromage Alpin Fondu et Oignon Rouge Avec des Patates Rustiques
Filé em fonduta de queijo alpestre e cebola roxa com batatas rústicas

Risotto au Jambon de Parme et Champignon
Risoto ao parma e champignon

Sobremesa
Flan de Confiture de Lait Avec Caramel de Café
Pudim de doce de leite com caramelo de café

Tortija de Abuela Avec Glace à la Vanille
Rabanada com sorvete de baunilha
Achei bastante bacana a ideia de apresentar uma rabanada como opção. Estou tentando fugir das sobremesas óbvias com chocolate. Açúcar crocante, massa macia e quentinha, aroma delicado de canela.

Anota aí:
Benvindo
Rua São Paulo, 2397, Lourdes
(31) 2515-8883
Belo Horizonte - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário