quinta-feira, 5 de abril de 2012

Favoritto

Estávamos em Montes Claros (!) quando ocorreu o Festival Gastronômico a 4 Mãos no Favoritto. A ideia era reunir os amigos Felipe Rameh e Fred Trindade para apresentar um cardápio fechado com suas melhores criações.

A trajetória de Felipe é bastante conhecida: mineiro de Muriaé, formou-se em gastronomia pelo SENAC Águas de São Pedro e ganhou destaque nacional acompanhando o chef Alex Atala no D.O.M. e em programas de televisão. Após dois anos cozinhando na Europa - Mugaritz (Espanha), Canteen (Inglaterra) e Le Charlet de la Forêt (Bélgica) - abriu o Benedita Bistrô em Muriaé e hoje compõe o cardápio d´O Dádiva, marcado pela cozinha de produto.

O belo-horizontino Fred Trindade também fez estágio no D.O.M., além de passar pelas cozinhas dos franceses Maison Troisgros e Gravelier. Em 2009, abriu o Zé Trindade, origem do atual Trindade, inaugurado em 2011, no qual as receitas tradicionais da cozinha mineira são buriladas em técnicas e aparelhos ultramodernos, como o roner, que permite cocções mais longas a baixas temperaturas.

Fred e Felipe sintetizam o movimento de "revalorização" e "retomada" da culinária brasileira, marcado pela constante tensão entre novidade e tradição, criatividade e reverência. O sociólogo Carlos Dória recentemente escreveu artigo sobre o pânico que parece assolar alguns chefs de serem acusados de "traidores da cultura" ao tentar reformular receitas clássicas, em função de certo temor reverencial em relação aos antigos pratos.

No Festival Gastronômico a 4 Mãos, a utilização de técnicas modernas e a elaboração estética dos pratos uniram-se de forma emocionante às reminiscências mineiras de Felipe Rameh e Fred Trindade.

Vieiras, pupunha e tangerina

Creme de mandioquinha com cogumelos, castanha e brotos
(já experimentou comer um jardim?)

Bacalhau a baixa temperatura com legumes frescos e azeite

Porquinho prensado com redução de vinho, rapadura e limão capeta

Trifle de banana: sorvete de baunilha, doce de leite de Viçosa-MG, banana dourada e farofa crocante de canela

Anota aí:
Favoritto
Rua Tupinambás, nº 58
(38) 3222-5353
Monte Claros, - MG

Um comentário: