sábado, 25 de fevereiro de 2012

Para que serve o Restaurant Week?

O Restaurant Week surgiu há 20 anos em Nova York e já percorreu mais de cem cidades. O evento surgiu com a ideia de divulgar e democratizar a alta gastronomia e o trabalho de chefs locais, além do marketing de "responsabilidade social" ao estimular a contribuição de R$ 1,00 em cada refeição para diversas ONGs. A iniciativa recebeu adesão de cidades brasileiras a partir de 2007 e hoje conta com a participação de 9 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Vitória, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A edição do primeiro semestre de 2012 em Belo Horizonte ocorreu entre os dias 06 e 19 de fevereiro e ofereceu menus fixos (entrada, prato principal e sobremesa a R$ 31,90 no almoço e R$ 43,90 no jantar) em 58 restaurantes da cidade e arredores.

A ideia de um evento dessa proporção é sensacional, pois normalmente paga-se pouco por refeições que (às vezes) valem muito mais. Além disso, é a chance de visitar casas pouco conhecidas ou experimentar aquele restaurante quer já estava na lista de visitas há mais tempo. Porém, a semana gastronômica apresenta alguns problemas evitáveis, outros nem tanto.

Um dos grandes erros cometidos por alguns donos de restaurante é não entender que o RW serve para cativar clientes novos, não para o lucro imediato. O sucesso do evento normalmente é contabilizado pelo número de pratos servidos. Porém, o aumento no movimento não quer dizer exatamente um êxito se o cliente sai sem vontade de voltar.

Grande parte das reclamações são sobre o atendimento e a estrutura. Não chegam a acontecer as atrocidades cometidas em nome da suposta popularização por meio das compras coletivas, mas fica claro que nem sempre as casas estão preparadas para a demanda. Filas enormes em restaurantes que não aceitam reserva, equipe sobrecarregada e despreparada para atender em grande volume, mesas em áreas improvisadas que nunca são usadas normalmente.

A reputação de uma casa bem cotada pode ir por água abaixo em função da desorganização da brigada, com enorme latência entre os pratos e esgotamento de uma das opções de sobremesa do menu antes mesmo do fim do festival. Além disso, o descuido dos garçons em não perguntar o ponto de preferência da carne, nem explicar de modo cuidadoso do que se trata cada prato certamente pode afugentar boa parte da clientela interessada neste tipo de gastronomia.

O Restaurant Week é um desafio bacana, mas pode manchar a qualidade de um serviço normalmente impecável. A participação só vale a pena se a equipe estiver muito bem preparada. Alguns restaurantes excelentes parecem ter notado tal limitação (que de forma alguma pode ser considerada um erro) e simplesmente não participam do evento.

Outro risco grande: a necessidade de montar um cardápio criativo, cativante e chamativo aos novos e antigos clientes com um menor valor pode resultar no oferecimento de pratos monótonos e muito aquém da capacidade normal do chef. Pode ser bem decepcionante comparar o cardápio usual das casas em comparação ao menu do RW. Durante a semana gastronômica, é bastante comum serem oferecidos pratos insonsos que tentam sustentar-se apenas no suposto "exotismo" da receita e ingredientes.

Para simplesmente manter a reputação ou cativar novos clientes, os restaurantes participantes têm que dar provas de criatividade e agilidade em lotação pouco comum às casas, com clientes com hábitos e exigências diferentes. Muitos acertam de forma magistral, como é o caso do Hermengarda e do OAK (publicaremos resenhas em breve). Mas, de modo geral, fica a sensação de que não é o melhor momento para apurar a qualidade dos restaurantes ou a estrutura das casas participantes.

Por fim, ficamos nos questionando se o objetivo do Restaurant Week é realmente divulgar a alta gastronomia ou apenas agregar casas aleatórias que forçosamente tentam (sem conseguir!) adequar-se a este critério em detrimento da qualidade.

4 comentários:

  1. Alo, primeira vez por aqui. Pelo meno em SP, onde moro a maior parte do tempo, a RW é um evento comercial e de marketing. Já comi bem em lugares que nao conhecia e comi mal em outros dos quais sou habitué, talvez em virtude do excesso de clientes ou por causa d questão economica envolvida neste evento.
    Abs

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    1. wair,

      como evento de marketing, o festival é sensacional! mas, para muitas casas, em função da falta de estrutura pode ser um verdadeiro tiro no pé!

      obrigada pelo comentário.

      abs.

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  2. Correção.: Segunda vez por aqui, sorry! Abs

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  3. Até agora nao vi muito sentido no RW! Acho que para a maioria é apenas mais uma forma de gerar caixa e para outros apenas mais um negócio. Alias...restaurante não é negócio???

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