sábado, 28 de janeiro de 2012

Café Juan Valdez - Colômbia

Em função das condições geográficas, sobretudo o clima, o café colombiano é apontado como o melhor do mundo, rivalizando apenas com o do Brasil. Porém, a estratégia de valorização do produto na Colômbia é muito mais elaborada que a brasileira.

Fundada em 1927, a Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia) atua direta e agressivamente na divulgação dos grãos. Em 1959 foram criadas as personagens símbolo da identificação do produto: o cafetero Juan Valdez e sua mula Conchita.

A  marca está profundamente ligada ao comércio sustentável, garantindo a produção "ambientalmente amigável" e o comprometimento com a comunidade de mais de 500 mil famílias produtoras espalhadas por toda a Colômbia. Todos os anos a Juan Valdez lança uma edição comemorativa conhecida como Café de la Reconciliacíon, homenageando áreas que venceram o conflito armado optando pela cafeicultura como forma de pacificação. 


As lojas estão espalhadas por toda a cidade e, embora tenham o ambiente pasteurizado das grandes cafeterias, a qualidade dos grãos oferecidos supera qualquer frustração. Podem ser encontrados vários dos melhores cafés colombianos (liofilizados, orgânicos, descafeinados, de origem controlada, fracos, fortes e encorpados). A maioria das pessoas na Colômbia adoça a bebida com o que eles chamam de "panela", uma versão granulada da nossa rapadura. 



Anota aí: 
Juan Valdez
Em qualquer esquina de Bogotá

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar agradeço a visita à minha cozinha:) O blogue é super interessante, adorei a vossa lua de mel e também tenho o sonho de uma batedeira KitchenAid numa cozinha maior:):)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pela iniciativa. Gosto muito das pessoas que respeitam os ingredientes e os admiram.

    ResponderExcluir